A Motricidade da Criança
(0 a 52 semanas)
O organismo humano é um sistema de ação complicado, o diagnóstico satisfatório do desenvolvimento requer um exame de qualidade e integração de cinco campos do comportamento, cada qual representando um aspecto diferente do crescimento. Esses cinco campos principais são:
(1) O COMPORTAMENTO ADAPTATIVO: que é o campo mais importante, diz respeito à organização dos estímulos, à percepção de relações, à decomposição dos todos nas partes que os compõem e a reintegração dessas partes de maneira significativa. Incluem-se nestes campos os ajustamentos sensórios-motores mais delicados aos objetos e situações: a coordenação de olhos e mãos para alcançar e manusear; a capacidade de utilizar adequadamente o equipamento motor na solução de problemas práticos; a capacidade de iniciar novas adaptações na presença de situações- problema simples. Padrões comportamentais significativos são exibidos até mesmo na investigação que o bebê faz de um objeto simples, como uma sineta de mão. Ele revela uma crescente desenvoltura. O comportamento adaptativo é o precursor da “inteligência” posterior, que utiliza a experiência prévia na solução de novos problemas.
Sequências do desenvolvimento do comportamento adaptativo. Para determinar como o bebê explora o ambiente, apresentamos a ele uma variedade de objetos simples. Os pequenos cubos de uma polegada servem não apenas para verificar a coordenação motora, mas também para revelar a capacidade da criança de usar seu equipamento motor para fins construtivos e adaptativos. Os testes com cubos criam uma oportunidade objetiva para que o examinador observe o caráter adaptativo na ação- coordenação motora combinada com o juízo.
Níveis de maturidade (0 a 52 semanas)
52 semanas....coloca cubo dentro da xícara. Tenta erigir torre com dois cubos.
40 semanas....segura garrafa e tenta ou consegue apanhar a pelota.
28 semanas.....transfere o cubo de uma das mãos para a outra.
16