A moda nos anos 60
I-Breve Histórico
Os anos 60 foram de fato revolucionários no planeta inteiro. Mudanças significativas aconteceram, por isso, é tão importante nos focarmos nessas transformações nas quais a juventude teve muita influência. Dessas novas concepções veio a surgir o poder jovem, que foi a grande e maravilhosa utopia dos anos 60. A ideia básica dessa geração era contestar o sistema contra a alienação em favor da conscientização, derrubar a repressão e construir a liberdade.(imagens bloco 01)
O fascinante sentimento contagiava corações e mentes, também sabiam que a mudança não viria da ação de alguns indivíduos, mas da consciência de todos. Foi uma geração que acreditou na luta política. Para eles tudo era político, tudo podia ser visto em termos de libertação, da conscientização contra a alienação. Mas a política não era apenas em relação ao Estado. O Estado capitalista era desprezado, os políticos burgueses execrados. Porque tudo envolvia poder, tudo era político:a cultura, a relação homem-mulher, o sexo, a família, a arte, as drogas. As mudanças não seriam só econômicas e políticas, mas , também, na mentalidade, nas relações entre indivíduos, todas as instituições deveriam ser contestadas.(imagens bloco 01)
Foi nos Anos 60 que nasceu um novo modo de viver, sonhar e morrer, no qual o que importava era a revolução em beneficio do homem, em nome da liberdade. O novo homem devia estar de acordo com seus instintos. Buscava-se libertar o corpo e a alma de conceitos artificialmente instituídos pela industria cultural e pela comunicação de massa, e entrar em sintonia com seus desejos.(imagens bloco 02)
O mundo sob os olhos dos profetas e grandes místicos falaram muito sobre isso, mas parecia algo longínquo e até mesmo impossível. Um dia, em abril de 1961 o irreal se tornou real; um homem, sozinho dentro de uma nave espacial, viveu a incrível experiência de ver a Terra em todo o seu conjunto, redonda, inteira. "A Terra é azul". Este homem era Yuri Gagarin. Em