a missão
A Educação em Perspectiva Sociológica
O Paradigma do Consenso
(GOMES, Candido.)
Os estudos sociológicos da educação durante a primeira metade do século XX foram dominados pelo chamado enfoque moralista (Mercer & Covei, 1980).[...] Apesar de contribuir grandemente para a legitimação da Sociologia da Educação como campo específico de estudo, o enfoque moralista confundiu o que é com o que deve ser.[...] (p.18 prg. 2.1) Sem dúvida, há muitos séculos os pensadores têm-se utilizado de analogia ou comparações para representar a sociedade. [...] Os evolucionista - representados por Comte, Spencer, Durkheim e outros - foram fortemente influenciados pelos trabalhos de Darwin sobre a evolução biológica e pelo rápido desenvolvimento da Biologia no século XIX. [...] Este processo de mudança, ou progresso, seria comum a todos. Assim, as sociedades “primitivas” se transformariam e “moderna”, atingindo o “modelo” de progresso, ou seja, a sociedade industrial do Ocidente. (p.18 prg. 2.1)
De acordo com estas correntes teóricas - chamadas de evolucionismo e neo-evolucionismo - a educação seria uma das estruturas especializadas da sociedade que garante sua sobrevivência. [...] Deste modo, seria possível identificar os estágios de mudança de um sistema escolar, como Beeby (1967) buscou fazer. Ao longo deste caminho percorrido pelos sistemas, seria possível acelerar, mas não queimar etapas. [...] Conforme a colocação dos evolucionistas, a natureza não dá saltos. (p.18 prg. 2.1)
Este tipo de modelo é uma construção abstrata, lógica e simbólica de uma realidade, que pode ou não utilizar a linguagem matemática. [...] Segundo ele, a sociedade constitui-se de elementos interdependentes. [...] Tais elementos constituem uma totalidade que não se reduz à soma destes elementos. [...] A paralisação ou o mau funcionamento de uma das partes, como a ausência de um grupo de trabalhadores ou a quebra de uma das máquinas, prejudica a indústria como um todo. [...] O