A Missão Profética da Igreja
A Palavra de Deus não é um livro de simples referências do passado, ela é viva e nos fala hoje através de um contexto que envolve vidas, fatos e figuras, que em tudo se identificam com as nossas. Ela conduz a Igreja hoje no mundo tenebroso de indefinições, pois "é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos".
A missão profética recebida pela Igreja - que o Senhor Jesus mesmo definiu - consiste fundamentalmente em CRER NELE. Crer em Jesus não significa acreditar na sua existência simplesmente, mas viver segundo a sua Palavra e praticar a verdade. Quando isto é alcançado, as bênçãos de Deus são manifestas na vida da pessoa (Igreja) – Jo. 3:21. Essas bênçãos não são naturais no homem, pois o que vem do homem são originadas na árvore do conhecimento do bem e do mal, sendo por isso, reprovadas por Deus, ainda que aparentemente boas.
A missão para a qual Deus nos chamou é a sua Obra; fruto da fé em seu Filho Jesus, fruto da obediência a sua Palavra e a sua revelação – Ef. 2:10. Esta missão é realizada pelo Espírito Santo através da vida daqueles que nasceram de novo, que foram gerados, não pela vontade humana, mas pela vontade de Deus.
Há pessoas, que sem entender a precípua missão da Igreja - que é profética-, procuram viver um evangelho social, baseado na letra e na materialização da Palavra de Deus. Isto leva a experimentar um evangelho para esta vida terrena e não para a Eternidade.
A missão profética da Igreja é espiritual e voltada para a Eternidade 1º. Jo. 5:13. Praticar boas obras no sentido humano e social é dever de todo homem – Mc. 14:17, mas a missão da Igreja na realização do projeto de Deus tem um caráter profundamente espiritual e são produzidas pelo Espírito Santo e não por nós mesmos, cujo objetivo é a salvação do homem.
Todas as vezes que a Igreja se desvia deste propósito, termina se enveredando pelo caminho da carne e do secularismo.
O Senhor tem orientado a sua Igreja a socorrer os