A metrópole de São Paulo no contexto da urbanização contemporânea
Ana Fani Alessandri Carlos
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apontar os principais aspectos da produção do espaço urbano na metrópole de São Paulo, hoje. A tese central repousa na constatação da passagem da hegemonia do capital industrial ao capital financeiro o que exige a construção de um "novo espaço" que compõe o eixo empresarial e comercial de São Paulo, constituindo-se numa extensão da centralidade econômica baseada na relação entre as frações de capital e o Estado.
Palavras-chave: São Paulo, Reestruturação espacial, Setor financeiro, Espaço urbano, Metrópole.
ABSTRACT
This paper attempts to reveal the main aspects of the production of the urban space of São Paulo. Our central hypothesis is that the industrial activity tends to leave the municipality of São Paulo, which has increasingly become a "command center" of the national economy, attracting corporate headquarters and banking services. This has given rise to a spatial restructuring based on the coalition between the real estate sector, the financial sector and the state.
Keywords: São Paulo, Spatial restructuring, Financial sector, Urban space, Metropolis.
NESTE TEXTO, que tem a pretensão de ser bastante sintético, tecerei algumas considerações sobre a metrópole de São Paulo nos dias de hoje, especialmente no que diz respeito ao momento atual do processo de urbanização, em que ocorre a acentuação da concentração dos setores econômicos de ponta, como consequência de sua inserção no mercado global, momento caracterizado pela passagem da hegemonia do capital industrial para o capital financeiro. Com isso quero dizer que há um movimento de diminuição dos estabelecimentos industriais – e, portanto, de desconcentração industrial – com centralização do capital, isto é, as indústrias se deslocam para outras áreas (muitas delas dentro do próprio Estado de São Paulo), mas mantêm na