A METODOLOGIA E A UNIVERSIDADE
Curso: Engenharia Agrícola
Disciplina: Metodologia Científica
Professora:
Atividade em sala
Data:
Aluno(a):
TEXTO 1
A METODOLOGIA E A UNIVERSIDADE1
Aidil Barros e Neide Lehfeld
Porque não começamos pela apresentação de um problema àquele que acaba de ingressar no curso superior: o que é Metodologia? Que relação há entre ciência e Metodologia Científica? Qual a sua importância e utilidade para o universitário?
Partindo da definição etimológica do termo, temos que a palavra Metodologia vem do grego “meta”
= ao largo; “odos” = caminhos; “logos” = discurso, estudo.
A Metodologia é entendida como uma disciplina que consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis, identificando as limitações e possibilidades de suas utilizações. A Metodologia, num nível aplicado, examina e avalia as técnicas de pesquisa bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação.
Desse modo, a Metodologia seria a aplicação do método através de técnicas. Constitui o procedimento que deve seguir todo indivíduo envolvido com o conhecimento científico para comprovar sua verdade e ensinála.
A Metodologia, no quadro geral da ciência, é uma “Metaciência”, isto é, um estudo que tem por objeto a própria Ciência e as técnicas específicas de cada Ciência. A Metodologia não procura soluções, mas escolhe as maneiras de encontrá-las, integrando os conhecimentos a respeito dos métodos em uso nas diferentes disciplinas científicas ou filosóficas.
O método é o caminho ordenado e sistemático, a orientação básica para se chegar a um fim. A técnica é a forma de aplicação do método. Representa a maneira de atingir um propósito bem definido. Considerase então o método como estratégia e as técnicas como táticas necessárias para se operacionalizar a estratégia. Assim, o método estabelece de modo geral o que fazer e a técnica o