Independencia Norte Americana
De
Historia
Independência Norte Americana
Serie/Turma: Segundo ano 2
Introdução: Para que possamos entender melhor a independência dos Estados Unidos, são necessárias algumas informações básicas, tais como, saber que os EUA eram colônia Inglesa. Os ingleses usufruíam de diversas formas da sua colônia, porém sua colônia era dividida em formas diferentes de colonização, Colônias do Norte e Colônias do Sul, que eram exploradas de formas diferentes. Eram usufruídas dessas colônias, reservas naturais não disponíveis na Europa, alem de impostos e taxas cobradas aos colonos.
Colônias do norte e Colônias do sul:
As colônias do Norte se caracterizavam por serem colônias de povoamento, ocupadas por pessoas fugidas e/ou perseguidas na Inglaterra que buscavam lugar para habitar suas famílias. Algumas das características importantes dessas colônias eram, mão-de-obra livre, economia voltada para o comercio, produção para abastecimento interno e pequenas propriedades não eram de interesse da metrópole.
As colônias do sul se caracterizavam por colônias de exploração, baseadas em mão de obra escrava, latifúndios, produção para a exportação, eram de interesse da metrópole, já que possuíam clima diferente do da Inglaterra.
Contexto de independência: A metrópole decidiu aumentar os impostos e as taxas sobre a colônia, causando grande insatisfação popular, impostos tais como Lei do chá, Lei do selo, entre outras. Essa insatisfação levou aos colonos a organizarem o primeiro congresso da Filadélfia, em 1774, com o objetivo de que a metrópole retirasse as medidas restritivas impostas anteriormente. Porem as propostas feitas pela colônia não foram aceitas pela metrópole, causando um efeito adverso que ao invés de diminuir as medidas restritivas, aumentou as restrições da colônia, aumentando ainda mais a insatisfação popular. Dois anos depois, em 1776, a tamanha insatisfação popular, levou os colonos a organizarem o segundo congresso da