A Meta Trabalho
Sendo a Meta de uma empresa ganhar dinheiro, ela é uma consequência de sucesso de outras medidas que devem ser definidas com clareza, pois “uma medida que não for definida com clareza é pior do que inútil”. Essas medidas expressam o desempenho do sistema de acordo com a localização do dinheiro no processo como um todo. “Existe uma medida para o dinheiro que entra, outra para o que ainda está retido e outra para o que sai”. As medidas são: ganho, inventário e despesa operacional. Cada uma delas tem suas definições claras e sensatas. O ganho é o dinheiro obtido das vendas do que foi produzido, e não a produção em si, pois enquanto ela não for vendida, será apenas inventário. A venda final de um produto representa um ganho para a empresa.
O inventário, por sua vez, é o investimento do sistema em compras do que posteriormente será suas vendas, portanto, o dinheiro ainda está no sistema quando nos referimos a inventário. A matéria-prima que ainda está para ser trabalhada dentro da linha de produção, por exemplo, representa um inventário. Por fim, a despesa operacional é todo o dinheiro projetado para se fazer o inventário virar ganho; sendo assim, se exemplifica em despesas com mão-de-obra, energia, manutenção de patrimônio, entre outros. Portanto, ao aumentar o ganho, diminuir simultaneamente o inventário e a despesa operacional, certamente a empresa estará sendo produtiva em termos de sua meta que é ganhar dinheiro.
2.Sistema/Organização
Um sistema é definido como um conjunto de partes que interagem, visando um objetivo específico e alguma finalidade prática. Dentro do sistema, existe uma hierarquia entre as diversas funções existentes, conhecidas como subsistemas. A divisão em subsistemas constitui o alicerce de sua estabilidade do sistema como um todo. Sendo assim, um sistema só pode existir se houver uma organização entre as partes que o compõem, visando o mesmo objetivo. É o modo como se organiza um sistema. Exemplos: sistema nervoso, sistema