TRABALHO ETICA Metas do milenio
As 8 Metas do Milênio são um compromisso universal, que vai desde a erradicação da pobreza à sustentabilidade do planeta, com o objetivo de serem alcançadas pelas nações até o ano de 2015.
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a 3ª Meta do Milênio - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres – Pois ainda no século passado as mulheres não tinham espaço no mercado e nem acesso à escolaridade formal, é uma barreira a ser quebrada por mulheres de todo o mundo. Superar as diferenças entre os gêneros no acesso à escolarização formal e promover políticas que ofereçam oportunidades para mulheres ocuparem papéis cada vez mais ativos no mundo econômico e político são essenciais para superar essa desigualdade.
8 Metas do Milênio
A Declaração do Milênio, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), surgiu após o encontro de líderes de 189 países, em setembro de 2002, com o objetivo de discutir ações para promover a melhoria no padrão de vida da população mundial. Através desse encontro, foi definido um conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015, ficando conhecidas como Metas de Desenvolvimento do Milênio.
3° Objetivo do Milênio: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Brasil
O empoderamento das mulheres é importante não apenas para o cumprimento do Objetivo 3, mas para vários outros objetivos, em especial os ligados a pobreza, fome, saúde e educação. No Brasil, as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Em 2008, 57,6% das brasileiras eram consideradas economicamente ativas, frente a 80,5% dos homens. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assentos no Senado, 8,7% na Câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assembleias Legislativas.
Mesmo com melhorias nos indicadores, ainda persiste a desigualdade das mulheres em relação aos homens no mercado de trabalho, nos