A Mentalidade da Renascença
ÉDINA MORAES
A MENTALIDADE DA RENASCENÇA
VILA VELHA - ES
2014
ÉDINA MORAES
A MENTALIDADE DA RENASCENÇA
Trabalho apresentado à Faculdade ........................................, como requisito parcial da disciplina...................
Profº.
VILA VELHA - ES
2014
RESUMO
O advento do Renascimento que se difundiu por toda Europa por volta dos Séculos XV e XVI foi marcado por um Retorno a antiguidade clássica e uma serie de progressos e mudanças no mundo ocidental, que graças aos desenvolvimentos tecnológicos da época buscou novas possibilidades expandiu seus domínios e se redesenhou. Existe ainda hoje uma tendência em exagerar o Renascimento como um período que rompeu todos os laços com a idade média, quando, na verdade não existe nenhuma ruptura entre os dois períodos, buscaremos aqui mostrar os contrates entre os períodos da medieval e da renascença, trataremos especificamente de mostrar o quanto à mentalidade dos indivíduos da renascença ainda estava ligada a mentalidade dos indivíduos da idade média e quais eram os sentimentos, idéias e crenças medievais que permeavam a mentalidade dos renascentistas.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O Renascimento surge na Itália no século XIV e se difundi por toda Europa ocidental nos séculos XV e XVI. Caracterizado pelo retorno a Antiguidade clássica e por grandes avanços tecnológicos e científicos os quais possibilitaram grandes progressos e mudanças, nos cenários políticos, econômico e religioso, todos esses progressos e mudanças redesenharam a Europa ocidental e trouxeram aos homens desse período novas experiências, cores, formas, além de uma série de novos conhecimentos e sentimentos e um maior domínio sobre o mundo em que viviam.
Através de contradições, e