Filme A Vila
O filme começa em um funeral de uma criança em uma pequena aldeia. A data de morte na lápide estabelece a data como 1897. Conforme a história avança, é revelado os moradores vivem com medo de criaturas sem nome na floresta que cercam a aldeia. Eles construíram uma barreira de lanternas de óleo e torres de vigia que estão constantemente tripulados para vigiar para "aqueles que não falam de", que são mencionados várias vezes no início do filme. Explica-se que os habitantes têm uma trégua de longa data com os monstros; os moradores não vão para as suas florestas, e as criaturas não entram sua aldeia. Mesmo assim, os moradores são mostrados a execução de um alarme bem ensaiada, em que correr para casa, tranque as portas, e se esconder em seus porões. Além disso, os mortos, os corpos de pele de pequenos animais começam a aparecer ao redor da aldeia.
Após o funeral, Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) pede os anciãos da aldeia permissão para passar pela floresta para obter suprimentos médicos de "cidades". Seu pedido é negado e, mais tarde, ele é advertido por sua mãe, Alice (Sigourney Weaver), por querer ir para as cidades, que os moradores descrevem como "maus lugares onde as pessoas vivem ímpios". É revelado naquela cena que as pessoas idosas parecem manter segredos de seus próprios na forma de caixas-pretas, o conteúdo do que eles continuam escondidos de seus próprios filhos. Depois de Lúcio faz um empreendimento curto para a floresta, as criaturas deixam avisos ao redor da aldeia, na forma de manchas de tinta vermelha (conhecido pelos moradores apenas como "a cor ruim") em todos os aldeões portas.
Enquanto isso, Elizabeth Walker Ivy (Bryce Dallas Howard), filha cega do Ancião-chefe, Edward Walker (William Hurt), informa Lúcio que ela tem fortes sentimentos por ele, e ele retorna suas afeições. Arranjam para se casar, mas as coisas vão terrivelmente errado quando Noah Percy (Adrien Brody), um jovem com problemas de