filme a vila
Filme: A VILA
1. As relações sociais presentes na história do filme.
Trata de uma história de nove pessoas que resolveram sair do mundo urbano devido à violência, a dor, o sofrimento, à falta de esperança e à falta de inocência que grandes centros trazem. Juntos eles fundam um vilarejo no qual vivem com suas famílias isoladas de qualquer contado com o mundo externo, criando assim sua própria realidade, sua própria sociedade. As relações sociais são basicamente primárias, pois todo o vilarejo é basicamente formado por famílias, com uma população de em torno 60 pessoas, a vila é formada por uma comunidade.
2. Os status, papéis sociais e conflitos de papéis na sociedade apresentada no filme.
O status principal e o papel principal no filme seriam os anciões, onde se tem uma alienação coletiva passada de geração a geração, pois a vila é formada por muitos jovens que ali nasceram, os anciões alimentam uma crença e valores o que se torna dominante e aceito por toda a população, o medo era o meio fundamental que os lideres da comunidade utilizavam para manter a ideologia de vida, tinham sempre o controle, pois a vila era composta de pessoas ingênuas que não viviam no mundo real. Um conflito é quando Mr. Walker revela o segredo para sua filha Ivy, por ela ser cega não haveria problema dela ver o mundo exterior e se rebelar contra a vila.
3. Os grupos sociais formados;
Os grupos sociais formados na vila são: Grupo familiar (famílias que constituem a vila), grupo vicinal (casas juntas uma das outras), grupo educativo (escola onde são passados os primeiros ensinamentos da ideologia de vida deles, ex. cor vermelha), grupo religioso.
4. As instituições sociais consolidadas.
A família, o matrimonio, as festas como um meio de recreação, política onde os anciões “governam” a vila, a religião que é passada para os indivíduos desde crianças, e a respeitarem ela.