Filme A Vila
O mito em alguns casos,como no filme a vila que impediam eles de ver a verdade, eles saíram da cidade por questões de violências, sofrimentos, dores e até mesmo falta de esperança, é visível no filme sintomas de experiências traumáticas que levam os personagens a estabelecerem uma relação de desconfiança perante a vida, assim querendo se esconder de tudo que causa desprazer.
Tanto no mito da caverna tanto no filme a vila, é transparente que a pessoa que tenta sair desse “mito” é criticada pelas pessoas em que convivem com ela, eles têm o pensamento de que essa pessoa está traindo sua índole, seus princípios. E não conseguem entender.
Através de estudo realizados em sala de aula é de inteira importância a contribuição de Platão em relação ao mito, teoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível (conhecido através dos sentidos) e do mundo inteligível (conhecido somente através da razão).
A caverna e a vila simboliza o mundo, pois nos transcreve imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna ou da vila, ou melhor, dizendo do mito de nossa realidade. O mito, sendo ele