A melhora da qualidade de vida dos trabalhadores
Em tempos de estresse como os atuais, os alongamentos podem ajudar. Em momentos de estresse emocional, os músculos do corpo contraem-se, como se estivessem preparando-se para uma batalha. No entanto esta tensão causa dor e desconforto. Técnicas de gerenciamento do estresse por meio de alongamentos são efetivos tanto para relaxar o corpo, quanto à mente.
Muitas vezes as dores e o cansaço que sentimos ao chegar em casa depois do trabalho, nada mais é do que má postura. Nós fazemos uma porção de esforços desnecessários, deixando os braços na altura errada, sobrecarregando as costas e outras posturas inadequadas. Além disto, ainda há os problemas e as urgências, o efeito cumulativo só piora a situação, que se agrava ainda mais devido ao stress.
Esses exercícios de alongamento podem ser executados no trabalho, nos momentos de "descanso". Eles ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores lombares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das rotinas de trabalho. Além disso, ainda estamos sujeitos às lesões por esforços repetitivos (LER) que podem ser causadas por qualquer atividade repetitiva. Então, não custa observar e aprender a trabalhar de maneira mais adequada e confortável. É importante fazer deles uma rotina.
Também é muito importante alongar ao chegar em casa depois de um dia de trabalho ,você vai perceber que a pratica diária de alongamento ajuda a melhorar a sua relação com pessoas próximas, o sono, a alimentação e até melhorias de saúde.
Objetivo
• Promover a saúde do trabalhador através da prática de alongamento e relaxamento, a fim de minimizar os efeitos de dores causadas por posições inadequadas e por movimentos repetitivos.
Referência Bibliográfica
Fonseca AG. Lesões por Esforços Repetitivos. Revista