Manual básico segurança no trabalho
J. RODRIGO
5º PERÍODO ADM, NOITE.
OBJETIVO DO MANUAL
Manual de Segurança do Trabalho tem o propósito de informar aos colaboradores que as regras e procedimentos de prevenção quando aplicados preservam a integridade física de cada colaborador, por meio da identificação e eliminação dos riscos inerentes ao processo de trabalho nas empresas.
CONCEITO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do Trabalho é todo um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
ACIDENTE DO TRABALHO
Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre no exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. É também considerado acidente do trabalho toda a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, mesmo que não haja lesão ou prejuízo material.
PROCEDIMENTOS EM CASO DE ACIDENTE DO TRABALHO
Acidentes sem lesão ou prejuízo material: comunique sempre a um membro da CIPA ou ao Departamento de Segurança do Trabalho, independente da gravidade, para que a ocorrência seja analisada e as causas eliminadas.
Acidente com lesão leve: avise a chefia, procure um socorrista para que o ferimento seja tratado ou o acidentado seja encaminhado para atendimento médico externo. Comunique o acidente com lesão leve e garante uma assistência rápida e adequada evitando problemas futuros como infecções e agravamento da lesão.
Acidente com lesão grave: solicite auxilio a um socorrista, e avise a chefia
(em se tratando de uma emergência dispense o aviso). Não remova a pessoa inconsciente ou gravemente ferida (acione auxilio externo) a não ser que seja inevitável. Nunca execute procedimentos de primeiros-socorros a menos que você seja habilitado para