A melancolia de Ulisses
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. O uso do termo Iluminismo justifica a ênfase nas idéias de progresso e perfectibilidade humana, assim como a defesa do conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais. O Iluminismo é uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social. O Iluminismo defende o uso da razão como um caminho para alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Também defende a criação de escolas e a liberdade religiosa.
Segundo o texto o iluminismo filosófico tem suas raízes nas necessidades básicas: sobrevivência e medo, e que independente de tentar temer o medo, sempre haverá um para não perder o seu próprio eu.
2- De acordo com o texto, a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional. Explique.
A viagem citado no texto é o caminho da constituição do sujeito racional, pois a disputa com as manifestações da natureza apesar de ser fisicamente mais fraco em relação as etapas que Ulisses enfrentou, ele teve que fazer decisões racionais. Mostrando assim que o fato de ser racional sobrevive somente ao preço de seu próprio sonho.
3- Em que consiste a auto-preservação do eu?
De acordo com o texto no conceito de indivíduo as relações de auto-preservação são relacionadas como constitutiva do indivíduo e do seu ego. Um exemplo seria quando Ulisses pretende ouvir o canto irresistível das sereias, que enlouquece os homens a ponto deles se jogarem ao mar. Então ele ordena a seus comandados que tapem os ouvidos com cera e o amarrem ao mastro. Isso se deve ao fato de temer o medo de perder o próprio eu, gerando um ato egoísta do