A melancolia de Ulisses
" A melancolia de Ulisses: A dialética do Iluminismo e o canto das sereias"
Olgária Matos
Belo Horizonte
Março de 2014
Roteiro de estudo:
1- Retome o conceito de Iluminismo no uso tradicional, e o termo Iluminismo usado no texto.
O conceito de Iluminismo no uso tradicional tem o uso da razão como meio para alcançar a liberdade por meio do esclarecimento. Os pensadores eram partidários da ideia de progresso e procuravam uma explicação racional para tudo. O principal objetivo era a busca da felicidade humana, livrando a humanidade das trevas e a trazer para luz por meio do conhecimento.
De acordo com o texto, o iluminismo filosófico e científico tem suas raízes nas necessidades básicas: sobrevivência, auto conservação e medo. Onde, independente do medo que se sentia havia a necessidade de controlar o temor em busca da auto conservação para não perder o seu próprio eu.
2- De acordo com o texto, a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional. Explique.
A viagem é o caminho da constituição do sujeito racional, pois Ulisses apesar de ser fisicamente fraco passou por todos obstáculos, inclusive, resistiu aos seus medos para sobreviver, tomando decisões racionais, já que não podia enfrentá-los diretamente. Assim, Ulisses mostrou que para ter o que ele almejava precisaria controlar seus sentimentos e instintos, esperando a hora certa de agir em diversas situações para sua sobrevivência. O sujeito racional, é constituído pela capacidade de resistir a desafios internos e externos em prol de sua estratégia.
3- Em que consiste a auto-preservação do eu?
Consiste em superar e derrotar os obstáculos que possam vir a atrapalhar seus planos e estratégias. O medo de não atingir o que almeja, medo da morte, gera um ato de auto proteção do eu, como por exemplo no fato de Ulisses se amarrar ao mastro do navio evitando que o fascínio da melodia