10 principos da economi
Princípio 1 – Pessoas enfrentam tradeoffs
Para obter uma coisa que desejamos, em geral temos de abrir mão de outra coisa que gostamos . Tomar decisões exige comparar um objetivo com outro.
O tradeoff clássico é aquele entre “armas e manteiga”. Quanto mais for gasto em defesa nacional para proteger o país de agressores externos (armas), menos se pode gastar com bens pessoais para aumentar o padrão de vida (manteiga).
Outro tradeoff que a sociedade enfrenta é o da eficiência e eqüilidade e eficiência. Eficiência significa que a sociedade recebe o máximo possível por seus recursos escasso. Eqüilidade implica que os benefícios derivados de tais recursos estão distribuídos justamente entre os membros da sociedade. Em outras palavras, eficiência se refere ao tamanho do bolo econômico e eqüilidade, à forma em que são distribuídas suas fatias.
O fato de reconhecer que as pessoas enfrentam inúmeros tradeoffs não nos diz, por si só, que decisões tomarão ou desejarão tomar.
Princípio 2 – O custo de alguma coisa é o do que você desiste para obtê-la
Como as pessoas enfrentam tradeoffs, a tomada de decisões exige a comparação dos custos e benefícios dos vários cursos de ação. Em vários casos o custo de alguma ação não é tão óbvio como poderia parecer à primeira vista. O custo de oportunidade de um item é aquilo de que se abre mão para obter aquele item. Ao tomar qualquer decisão devemos ficar atentos aos custos de oportunidade que acompanham cada ação possível.
Princípio 3 – Pessoas racionais pensam na margem
As decisões que tomamos na vida raramente são em preto e branco, em geral têm tom de cinza. Os economistas empregam a expressão alterações marginais para descrever pequenos ajustes incrementais a um plano de ação incremental. Pessoas e empresa poderão tomar melhores decisões pensando na margem. Um tomador de decisões racional empreende uma ação se e somente se o benefício marginal de tal ação exceder o custo marginal.