filosofia
“A melancolia de Ulisses: A dialética do Iluminismo e o canto das sereias”
(Olgária Matos)
1-Retome o conceito de Iluminismo no uso tradicional, e o termo Iluminismo usado no texto.
O Iluminismo no uso tradicional representa o término da idade média; onde era conhecida como idade das trevas, onde pessoas estavam atreladas as crenças religiosas e o misticismo, bloqueando a evolução do homem; os pensadores iluministas acreditavam que deveria prevalecer era o pensamento racional e assim como no texto definiam que o homem deveria ser o centro de todas as coisas, fenômeno também chamado de egocentrismo. O texto altera o conceito da liberdade racional para a dominação do homem sobre a natureza e sobre o próprio homem.
2- De acordo com o texto, a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional. Explique.
Apesar das disputas com as manifestações da natureza; de ser mais fraco aos obstáculos que enfrentou, Ulisses teve que usar sua racionalidade. Mostrando que agindo racionalmente pode-se sobreviver somente ao seu próprio sonho; onde não se pode ter tudo devendo não se entregar aos prazeres, sem racionalmente saber a hora de agir em determinada situação. Assim caracterizando o sujeito racional.
3- Em que consiste a autopreservação do eu? Consiste em acabar com tudo o que possa desequilibrar e prejudicar as atitudes prudentes e estratégicas, como se amarrar ao mastro do navio pois sabia o fascínio que o canto das sereias causavam nos homens. 4- “A viagem de Ulisses é a viagem metafórica que a humanidade precisou realizar para efetuar a passagem da natureza para a cultura; do instinto para a sociedade...”. Explique. O sacrifício organiza a identidade do homem com as forças da natureza, objetivando purificar-se da natureza no interior da própria humanidade, acontecendo quando a consciência se encontra em perigo obrigando a tomar uma decisão racional. Causando assim a