A medida da atividade economica
Trabalho apresentado na Disciplina de ECONOMIA POLITICA do 1 ano, Curso de Direito – Noturno – Ano de 2012 – Turma E Professor Peter
Dourados 2012
INTRODUÇÃO
O trabalho realizado abordou temas específicos de macroeconomia visando exemplificar e conceituar algumas praticas econômicas. Os tópicos do trabalho se concentram principalmente em medidas da atividade econômica, formação de renda e sua relação com o crescimento econômico, e também conceitua os quatro tipos de políticas macroeconômicas.
1. O CONCEITO DE VALOR ADICIONADO: O PRODUTO NACIONAL
O conceito de valor adicionado é entendido como: Valor Adicionado = Valor Bruto de Produção (VBP) – Consumo de Produtos Intermediários (matérias-primas e componentes) O Valor Bruto de produção (VBP): é o faturamento, a receita de vendas, de cada setor produtivo. Retirando da receita de vendas os gastos com a compra de bens intermediários, o que sobra é a remuneração dos fatores de produção de cada setor, mas o valor total, i.e., sem discriminar quanto foi pago em salários, ou juros, ou aluguéis, ou lucros. O conceito de valor adicionado é uma forma alternativa e a mais operacional para medir o produto e a renda nacional do que diretamente pela soma de produtos finais, já que a conceituação de bem final não é muito simples; depende do uso que se fará posteriormente, sendo difícil aferi-lo a partir do fabricante. Por exemplo, a gasolina vendida nos postos pode ser utilizada tanto como bem final para o consumidor, como bem intermediário para uma empresa. Para exemplificar o conceito de valor adicionado, utilizaremos a produção de pão.
Trigo (a) receita de vendas (VBP) (b) Compras intermediárias 100 Farinha 400 Pão 1.000 PN=DN =1.000
0
100
400 =1.000 = RN
Valor adicionado 100 + (a-b) Renda paga pelo setor de trigo aos fatores de produção (VA trigo)
300 + Renda paga pelo setor de farinha aos fatores de produção (VA farinha)
600 Renda paga pelo setor de