Medidas de Atividade Econômica
Medidas de Atividade Econômica – pág 211
Manual de Macroeconomia – Equipe dos Professores da USP – Quinta Edição
Questões
1- Mostre como opera o fluxo circular de renda.
2- Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Social:
a) Defina poupança agregada e investimento agregado
Poupança agregada é a parte da renda agregada dos indivíduos que não é gasta com produtos e serviços, sendo assim a sobra de dinheiro após todas as suas despesas. Apesar do termo, essa sobra não precisa necessariamente estar em investimento bancário para ser designado como poupança agregada. Até mesmo o dinheiro que sobrou e está em baixo do colchão da vovó faz parte da mesma.
Já investimento agregado refere-se a parte do capital que as empresas aplicam na ampliação de sua capacidade produtiva através da compra de máquinas, equipamentos e imóveis somada a variação de seus estoques. Resumidamente podemos dizer que é a sobra de dinheiro que é diretamente investida em bens de capital ou estoques com o intuito de aumentar a capacidade produtiva.
b) Quais são os componentes do investimento agregado? A compra de ações constitui-se em investimento, no sentido macroeconômico?
Divide-se o investimento agregado em dois componentes: O primeiro é formado pelos bens de capital que aumentam a capacidade produtiva (FBKF – Formação Bruta de Capital Fixo), como máquinas, equipamentos e imóveis. O segundo componente é a variação dos estoques acumulados e não consumidos no período anterior. Sendo assim podemos defini-lo na seguinte fórmula:
I = FBKF + E
Tanto a compra de ações quanto o investimento em aplicações financeiras não constituem investimento no sentido macroeconômico
c) Defina depreciação de ativos fixos, investimento bruto e investimento líquido.
A depreciação dos ativos fixo é a diminuição do valor dos mesmos ao longo do tempo em decorrência do uso, desgaste natural ou ação da natureza. Contabilmente cada tipo de bem