A MEDIAÇÃO SOCIAL
São Paulo
2014
E.E.PASTOR EMÍLIO WARWICK KERRA MEDIAÇÃO SOCIAL
Trabalho apresentação para obtenção de parte da nota em sociologia na E.E.Pastor Emílio Warwick Kerr sob orientação do professor Márcio.
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentarei o que é a mediação social, qual o motivo da mesma existir e quais são suas características básicas.
A MEDIAÇÃO SOCIAL
A mediação é a intervenção de uma terceira pessoa que facilita acordos entre pessoas que se deparam com um problema. Este caracteriza-se por ser um processo dinâmico, global e mais completo que tem em conta as diferenças sociais. Este modo de integração social respeita as tradições e as culturas, tentando melhorar as relações de convivência. A mediação social tem como objetivo principal aumentar a auto-estima e a qualidade de vida das pessoas. Este é um trabalho que se constrói ao longo do tempo e que requer paciência.
As mediações a nível social facilitam o crescimento e a auto-gestão das pessoas para uma melhor vida interior e comum. Contudo nem todas as mediações são sociais, resultando algumas apenas numa aplicação de técnicas. Na mediação social existe uma componente pedagógica, de formação do caráter cívico, político e das competências sociais. Inicialmente, a mediação social era apenas uma modalidade de resolução de conflitos, utilizando, para isso, um mediador (neutro). As partes tinham, quase forçosamente, que resolver o conflito, na medida em que tinham que continuar a relacionar-se e a comunicar, sendo exemplo disso os habitantes de um bairro. Contudo, registrou-se uma evolução progressiva em termos de diversificação e da ampliação do objeto e das modalidades da mediação. O seu objetivo passou a ser a prevenção da exclusão social e a segurança urbana. Deste modo, o objeto deslocou-se da solução de conflitos para a re-socialização. O mediador passa a trabalhar com as comunidades para que estas definam os seus