Mutirão de Mediação: Prevenindo Conflitos Sociais
O projeto de extensão “Mutirão de Mediação: Prevenindo Conflitos Sociais” é um projeto de ações integradas com a finalidade dos estudantes (voluntários) dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Direito intervirem em conflitos sociais, coordenados pelas professoras Jaidê de Barros Dias (Psicologia), Celeste Ailda de Aro Garcia Rubinho (Direito) e Hilderline Câmara de Oliveira (Serviço Social).
As comunidades natalenses sugeridas para as ações de intervenção foram Vila de Ponta Negra, Menino Jesus e Conjunto Mirassol, dentre as quais inicialmente foi escolhida a comunidade da Vila de Ponta Negra. Localizada em Natal/RN historicamente, a vila de ponta negra foi ocupada por indígenas que sobrevivam da pesca. Após a segunda guerra mundial o local passou a ser utilizado como residências de veraneio, e daí se desenvolveram outras atividades como o artesanato e agricultura de subsistência. A ocupação do bairro de seu de forma desordenada entre conflitos de cunho político-religiosos, que atualmente repercutem na desigualdade de classes sociais, estampada na própria paisagem. Este cenário contraditório foi um determinante na escolha desta comunidade para iniciar as intervenções propostas pelo Núcleo de Práticas Integradas da FACEX – NPI, que visa contribuir para formação acadêmica tornando favorável o auxílio e as diretrizes específicas e necessárias para o aprendizado, o exercício da prática concreta, as competências das técnicas consolidadas na ética, visando ser um produtor e transformador de conhecimento.
Também é objetivo deste projeto estimular, integrar e desenvolver os saberes e as atividades estabelecidas que competem a cada área específica, e assim minimizar os problemas apresentados pela comunidade, promovendo bem estar psicossocial a todos que solicitarem os serviços oferecidos.
Como postura ética dos participantes do projeto, era esperado respeitar costumes, tradições e hábitos da comunidade, não envolver-se em questões políticas e