A Mecanização Assume o Comando As Organizações Vistas Como Máquinas
As Organizações Vistas Como Máquinas
Administradores eficazes precisam desenvolver habilidades na arte de ler situações que estão tentando administrar.
Teorias da vista organizacional são baseadas em metáforas que nos levam a compreender formas específicas, porém, incompletas.
Frequentemente falamos que as organizações são máquinas desenhadas para atingir fins e objetivos, com esse pensamento administra-se de maneira mecanicistas, impelindo qualidades humanas para o papel secundário. Um dos problemas básicos da Administração Moderna é a forma mecânica de pensar, pois está tão arraigada na organização, dificultando administrá-la de outra forma.
Com a invenção das máquinas, durante a Revolução Industrial, as organizações passaram a se tornar mecanizadas. Até mesmo o exercito, com
Frederico, o Grande tornou-se mecanizados, pois este buscava um mecanismo eficiente que funcionasse por meio de peças padronizadas, obedecendo fielmente aos comandos. Com o passar do tempo as organizações que usavam máquinas tornaram-se parecidas com as máquinas.
A importância do planejamento e da divisão adequada do trabalho é enfatizada e com isso, concluiu-se que as formas burocráticas rotinizavam os processos de administração.
Henry Fayol, F.W. Mooney e Cel. Lindall Urwick tinham os mesmos pensamentos em relação aos problemas da administração, onde queriam colocar em prática suas experiências para serem usadas posteriormente.
Definiram varias técnicas da administração moderna e o organograma empresarial que surge através de alguns princípios usados por eles.
Atualmente empresas ainda utilizam o sistema mecanicista como principal meio de desenvolver suas atividades, como exemplo, o Mc Dolnald’s que independente da região, mantém o mesmo padrão, tanto no layout das lojas, como no processo da montagem de seus lanches, sendo necessários para isso treinamentos específicos aos funcionários, limitando suas habilidades