antropologia física e biológica
A antropologia surgiu no início do século XIX como uma ciência biológica.A partir da sexta década do século foi se transformando em uma ciência social,graças aos trabalhos dos evolucionistas britânicos.Foi somente no século XX graças a teoria da cultura,que ela realmente se transformou em uma ciência social.
Durante séculos, no ocidente, o homem foi considerado um ser à parte da natureza, o último ato de uma criação divina,uma espécie de anjo caído,banido do paraíso terrestre em função do pecado original.Foi o naturalista sueco Lineo(1707-1778) que em sua classificação zoológica derrubou o homem do seu pedestal sobrenatural e o colocou bem no meio da natureza,na ordem dos primatas.Em sua classificação, ele divide a espécie HOMO em SAPIENSE SYLVESTRIS,colocando neste último ramo o orangotango.
O Ato Inoclasta de Lineo se dá no contexto do século XVIII,quando a explicação da natureza do homem é influênciada pelo desenvolvimento da biologia.Contemporâneo de Lineo, o Conde de Buffon se torna o fundador da antropologia, quando em 1749 começa a publicar a sua grande obra Histoire naturelle generálé et particulíère des animaux,na qual relaciona os problemas que considera como de especial interesse antropológico :relações entre os homens e os animais; e as raças humanas.Foi ele o primeiro estudioso a utilizar a palavra raça com referência ao homem.
As idéias biológicas desenvolvidas a partir do século XVIII atingem seu clímax em 1849, com a publicação da Origem das Espécies de, Charles Darwin.
É exatamente nessa época,no início da segunda metade do século XIX,que a antropologia começa a se consolidar como disciplina acadêmica.É até então uma ciência natural, definida como. “a ciência comparativa do homem,que trata de suas diferenças e suas causas,no que se refere à estrutura,função e outras manifestações da humanidade, segundo tempo variedade, lugar e condição”.
A antropologia fisica, como começou a ser chamada quando