Caixa suspensa
Profº Francisco Buzar
A ABRANGÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA – anthropos = homem ; logos = estudo, razão e lógica. “Estudo do homem” ou “lógica do homem”. Ciência humana ou Filosofia, Lógica, Metafísica e Hermenêutica. Característica essencial - mirar o Outro como um possível igual a si mesmo, reconhecer o valor próprio de outras culturas. Contexto histórico de surgimento – Europa perde sua identidade medieval – encontro com os outros povos. Pensar antropológico – o homem é um só – espécie da natureza o homem é múltiplo - em suas expressões coletivas, a cultura.
Pensar sobre o diferente ser o mesmo, sobre as potencialidades reais e recônditas de cada cultura (Iluminismo). Antropologia - primórdio iluminista. Campo da Filosofia, da especulação sobre o homem e suas possibilidades de ser e de agir. É um método de conceber o homem em sua variedade cultural e reconhecer nessa variedade faces diferentes de um mesmo ser. Em termos filosóficos – a Antropologia é um modo de pensar a variedade do homem, outras culturas, o Outro, no mesmo patamar em que se coloca a nossa cultura. Distanciamento – distância de sua própria cultura, dos valores por ela cultivados, para daí penetrar e entender os valores da outra cultura pelos valores dessas outras culturas. MÉTODO – ideal em permanente construção. ÉTICA.
ANTROPOLOGIA- modo revolucionário e radical do homem pensar a si mesmo, que empurra o homem ao esforço de superar seus preconceitos, sua própria cultura, para poder entender e vivenciar a cultura do outro, ou seja , qualquer cultura. Com a Teoria da Evolução, a Antropologia passou a ser pensada como ciência que iria contribuir para enquadrar o homem e suas culturas num plano contínuo, ou mesmo paralelo ao plano biológico. Desde então, tem se desenvolvido tanto como ciência quanto filosofia; teoria quanto especulação; explicação quanto interpretação.
ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA
“Ciência do homem”. Objeto de estudo: o