Acessibilidade do cadeirante,ética e cidadania na cidade do Salvador
Acessibilidade do cadeirante, ética e cidadania na cidade de salvador
Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso de, como requisito para aprovação do terceiro semestre, sob a orientação do professor
Salvador
2012
RESUMO
Este trabalho trata das dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes, na cidade de salvador, com um enfoque no conceito de acessibilidade, ética e cidadania onde discutisse o descaso e falta de conscientização de que o cadeirante é cidadão, e que sem o cumprimento das legislações em vigor essas pessoas continuaram excluídas, e a margem da sociedade. A inclusão social é um dos fatores determinantes para melhor qualidade de vida do cadeirante, bem como as melhorias em meios fios, calçadas, ruas com rampas adequadas para que o cadeirante venha ter acesso à faculdades, shopping, praças públicas, igrejas, repartições públicas e privadas etc. Não dependendo da ajuda de terceiros para sua locomoção. Considerando que a rua é um espaço público é necessário que se tenha acessibilidade para a garantia da cidadania.
Palavras –chave: Acessibilidade, ética e cidadania.
Sumário
Sumário 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por fim levar ao conhecimento acadêmico a importância da acessibilidade das pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, em especial dos cadeirantes com dificuldades constatadas no dia a dia, em relação à locomoção nas ruas e calçadas enquanto vias públicas desta cidade. Mostra que pessoas com necessidades especiais de locomoção têm direito garantido e assegurado por leis criadas especificamente para que essas pessoas pudessem ter o direito de ir e vir que lhes asseguram a Constituição Federal garantido.
Diante das dificuldades