Position paper, mecanização humana
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – PERÍODO LETIVO: 2012.1
OBJETIVO
Esse pasition paper tem a finalidade de discutir como o uso das máquinas influenciou no comportamento humano, tomando como base para uma análise crítica a visão do autor no livro Imagens da Organização, capitulo dois, A mecanização assume o comando; As organizações vistas como Máquinas. Esse capítulo traz uma abordagem clássica da Administração e do crescente entrelaçamento entre os hábitos organizacionais e o mecanicismo influenciando para o nascimento de uma sociedade burocrática.
DISCUSSÃO
O texto nos traz a visão linear que aborda as matrizes das organizações onde a mecanização esta presente em tudo e influencia todo o comportamento e pensamento dos trabalhadores, logo, o que era pra ser algo dedicado inicialmente às máquinas, ou seja, torná-las eficientes e eficazes, acabou se expandindo e chegando até ao homem, esse por sua vez tratou de desenvolver o modelo funcional das máquinas na sua própria rotina. Esses procedimentos mecânicos, no trabalho operacional, podem ser observados na administração científica onde Taylor utiliza dos seus conhecimentos em engenharia para transformar a atividade industrial de forma que essa prossiga mecanizada [...] os teóricos clássicos, ao projetarem as organizações, agiram exatamente como se estivessem projetando uma máquina (MORGAN, 2006). É evidente que a mecanização das ações humanas voltadas ao trabalho surge da necessidade de produzir mais e melhor, porém, tal necessidade acabou por tornar o homem, ser pensante e natural, uma extensão da própria máquina.
Não podemos dizer que todo ato mecanizado do homem advém de componentes externos – máquina moldando suas ações – porque aí estaríamos atribuindo todo seu agir pré-determinado aos componentes industriais e organizacionais, quando sabemos que não é só