A Maçã
A Maçã
Introdução
O filme relata a história de uma família que vive de forma diferente: Isolados da sociedade. Um casal onde a mãe passa todos os dias trancada dentro de casa com suas duas filhas de doze anos, enquanto o pai sai para as ruas atrás de dinheiro e alimento para manter a sua casa. O motivo informado por ele sobre esse isolamento de suas filhas e esposa é referente à proteção que ele quer dar a elas perante a deficiência visual que sua esposa possui, sendo assim não tendo domínio sobre as filhas. Porém com toda essa situação, a população fica indignada com a postura que eles têm perante a forma que as crianças vivem e protestam com abaixo-assinado para o Departamento de Bem-Estar da cidade, solicitando intervenção diante dessa situação, por serem duas crianças privadas de seus direitos de socializar, aprender a língua local, de estudar e até mesmo de manter a própria higiene pessoal. Uma história que possibilita um passeio por uma cultura tão diferente da que estamos inseridos.
1. A Cultura condiciona a visão de mundo do homem
O comportamento de um individuo que foge de padrões impostos pela sociedade passa a ser visto de forma discriminatória, podendo sofrer preconceitos. Em sua maior parte de forma agressiva e ignorante.
A bagagem que carregamos chama-se - herança cultural -, onde é determinado o conjunto de valores transmitidos por gerações e que são características da identidade de um povo.
Entretanto, não pode ser dito que há uma única e absoluta cultura. Por não existir uma “cultura universal” é possível distinguir indivíduos de culturas diferentes através de características que vai desde a forma de se vestir à forma de se portar em determinada refeição.
O individuo que não possui a visão de mundo passa-se a ser etnocêntrico, pois para ele o único modo de vida que é aceito e que é correto, é aquele que ele segue. Acarretando casos extremos de xenofobia, homofobia, racismo, intolerância religiosa etc.
2. A cultura