maçã
O cultivo da macieira no mundo teve início há milhares de anos, tendo possivelmente como centro de origem a região entre o Cáucaso e o Leste da China. Presume-se, no entanto, que o desenvolvimento das espécies atuais tenha iniciado após o final da última era glacial. A história da maçã já vem acompanhando a humanidade desde a antiguidade e participa de lendas e mitos nas distintas civilizações habitantes de localidades muito distantes. (Kreuz et al., 1986).
O cultivo de maçãs no Brasil surgiu no município de Valinhos SP, mas devido a problemas fitossanitários e a falta de investimento a pratica de pomicultura não teve sucesso comercial nesta região. Apenas na década de 60, quando foi implantada no estado de Santa Catarina, mais especificamente em Fraiburgo, baseado nos moldes europeus que ouve o desenvolvimento do cultivo de maçã no Brasil (Kreuz et al., 1986), sendo que atualmente a produção brasileira de maçãs se encontra concentrada principalmente nos Estado da região Sul (Aquino e Benitez, 2005).
No Paraná, embora a produção de maçãs seja pequena em relação à produção dos demais Estados produtores, esta fruta tem fundamental importância nos municípios em que está inserida. Em 2004, o Paraná exportou cerca de 700 toneladas de maçãs para o exigente mercado europeu, o que gerou cerca de US$ 500 mil, sendo a principal fruta fresca na exportação paranaense (Aquino e Benitez, 2005). Segundo o zoneamento agrícola para maçãs, o Paraná possui diversos municípios aptos para o cultivo de maçãs. Segundo o Mapa, o Paraná, por estar localizado em uma região de transição climática, devido às variações de latitude