As Cores Aplicadas Ao Design
Verde
... é das cores primordiais para a cromoterapia, devido ao seu forte poder calmante, dilatador, regenerador, anti-séptico, bactericida e antiinflamatório.
É uma cor fria, que permite o alívio e o relax, tanto físico como mental. Aliado ao cálcio, o verde é a cor mais sedante de todo o espectro, atuando como barbitúrico, sendo, portanto, indicado para as pessoas excitadas, agitadas, insones e ansiosas.
O verde atua sobre o sistema nervoso simpático harmonizando o ritmo cardiovascular, calibrando veias, artérias e capilares dilatados em constrição, sendo benéfico para hipertensão e varizes, propiciando também, a dilatação da musculatura do colo do útero, facilitando o parto. Por ser relaxante nervoso e muscular, é benéfico na terapia de processos traumáticos. É estimulador da pituitária, ativando o crescimento.
Sua função regeneradora proporciona uma rápida e eficaz recuperação de órgãos com problemas na área abdominal, como estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado e intestino.
O verde tem aplicação em doenças hepáticas, neurológicas, venéreas, cárdio-circulatórias, rinite alérgica, asma, hemorróidas, malária e problemas de coluna. Não existem contra-indicações ao uso do verde. teoria da cor IV - 23
Azul
Cor inerte, de fraco comprimento de onda, abaixa a tensão muscular e a pressão sangüínea, acalma a pulsação e diminui o ritmo respiratório. Emotivo: inspira paz e introspeção.
É mais calmante que o verde para os nervos. No seu extremo, o azul conduz até o adormecimento, sendo indicado para quarto de dormir.
Aumenta os espaços; cor fria, combate a sensação de abafamento que se pode sentir em locais mal arejados ou superaquecidos; aplicado em ambientes de baixa temperatura, ele aumenta a sensação de frio.
Estático, não convém na prática, naquilo que se põe ou exprime movimento. Na Cromoterapia, as suas múltiplas funções a classificam, como uma das mais importantes cores do