A Marca - marketing
Produto é algo concreto ou abstrato que satisfaz as necessidades e os desejos dos consumidores. Cursos universitários, transporte aéreo, consultorias e idéias como pare de fumar, se beber, não dirija e use camisinha são produtos mais abstratos. O produto é uma combinação de atributos, como as dimensões físicas, os materiais, as funções, o desempenho, a marca, o preço e a embalagem, Os atributos geram benefícios e custos – ou valor percebido – para o consumidor. Os bens são produtos tangíveis como carro, apartamento, pontes, roupas; já os serviços são produtos intangíveis como show musicais, tratamentos médicos, equipamentos industriais. O produto refere-se tanto á bens quanto á serviços.
Produtos industriais são adquiridos por empresas de manufatura, prestação de serviço ou pelo Governo
Produtos de consumo são comprados por pessoas e famílias.
As características técnicas do produto definem o que ele é e como ele funciona. Essas características incluem composição física, processos de produção, funções e especificações técnicas. Composição física é o resultado de matérias-primas e de componentes incorporados ao produto. As matérias-primas utilizadas dependem da categoria do produto.
Funções são as operações que o produto realiza. Os manuais de operação, cada vez mais grossos, comprovam a expansão das funções dos produtos.
Especificações técnicas descrevem as dimensões, as características de funcionamento e os níveis de desempenho do produto. Em outros termos, design significa uma concepção tomada de forma ampla, cobrindo e integrando vários aspectos dos produtos que afetam as atividades humanas.
O bom design ajuda a criar uma identidade para produtos e marcas, como, por exemplo, as mochilas Kipling e os microcomputadores IMac. Diante desses produtos, nós logo os reconhecemos – são produtos que se destacam pela harmonia manifestada no próprio produto e em sua relação com o consumidor.
Embalagem é o