Marketing da marca
Jéssica Maiara da Silva
Professor - Vitor Marega Morschbacher
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharel em Administração de Empresas (ADG0049) – Prática Módulo III
21/11/2011.
RESUMO
Observando a competitividade, sempre presente no mercado, abordaremos o assunto de Marketing, enfatizando a categoria Marca. A marca de uma empresa é essencial, através dela passamos a imagem do estabelecimento, seja ele qual for, para a mente do consumidor. Philip Kotler, considerado por muitos como o rei do marketing, enfatiza a marca como a essência do marketing: “...talvez a habilidade mais característica dos profissionais de marketing seja a capacidade de criar, manter, proteger e melhorar uma marca. Para os profissionais de marketing, o estabelecimento de uma marca é a arte a arte e a essência do marketing “ .
Palavras-chave: Marketing; Marca;
1 INTRODUÇÃO
Os estudos elaborados para o desenvolvimento deste artigo apoiaram-se em dois pilares, como: conceito de marketing e a marca . Tais elementos foram imprescindíveis para a condução das pesquisas e no decorrer deste estudo, de forma empírica trazemos conceitos básicos para a compreensão do mesmo. Como a abordagem do desenvolvimento deu-se sobre o assunto, recomenda-se uma análise mais aprofundada nas questões referentes ao ponto-de-venda relacionado com o merchandising, para obter uma melhor compreensão no que se refere ao estudo.
O desenvolvimento da Marca foi necessário para atender a um consumidor mais exigente, consciente do seu poder de compra e que preza os serviços e a qualidade dos produtos. A utilização da designação “marca” passou a estar associada ao ato ou efeito de marcar. Eram desta forma, “marcadas” as cabeças e peças de gado com o objetivo essencial de identificar a propriedade e posse de bens materiais, permitindo aos criadores de gado distinguir as suas rezes. Uma vantagem que valorizava os criadores mais conhecidos