A marca de uma lágrima
Pedro Bandeira de Luna Filho (Santos, SP, 1942) tem formação em Ciências Sociais. Trabalhou com teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo e com teatro de bonecos. Além de professor, trabalhou no jornalismo e publicidade, começando na revista Última Hora e depois na Editora Abril. Hoje se dedica exclusivamente à literatura infanto-juvenil. Seu primeiro livro, O Dinossauro Que Fazia au-au, voltado para crianças, fez grande sucesso, mas foi com A Droga da Obediência, voltado para adolescentes que o autor considera seu público alvo, que ele se consagrou. O autor também estudou Psicologia e Educação. Sua obra já vendeu mais de vinte milhões de exemplares, tendo conquistado vários prêmios, como o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, Adolf Aizen e Altamente Recomedável, da Fundação Nacional de Livro Infantil e Juvenil. Dentre seus livros consagrados, citam-se os da série Os Karas, A Marca de Uma Lágrima, Agora Estou Sozinha... e A Hora da Verdade.
A Marca de Uma Lágrima conta a história de Isabel, uma adolescente de quatorze anos, que se acha feia e gorda, ela mora com a mãe que vive se queixando de dor de cabeça e pouco se importa com a filha. Mas Isabel é uma garota esperta e muito inteligente que enfrenta problemas relacionados à juventude.
Depois de ir a uma festa na casa de seu primo Cristiano, Isabel descobre estar apaixonada por ele, mas é por sua melhor amiga, Rosana, que Cristiano se encanta. Feia ou não, Isabel é uma garota genial que acaba escrevendo lindos poemas de amor para ajudar o namoro de Rosana e Cristiano.
Como se não bastasse sofrer por um amor correspondido, ela se envolve em uma trama; o possível assassinato da diretora da escola. Isabel foi testemunha de uma cena suspeita e se sente ameaçada. Desde então, a idéia de morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se