A maquina a vapor
Faculdade de Física
Experimento: Maquina a Vapor
Belém-Pará
Alexandre Pereira Garcez Cabral
“Experimento: Maquina a Vapor”
Trabalho apresentado à disciplina
Instrumentação para o ensino de física do Curso de Graduação em
Física Licenciatura da Universidade
Federal do Pará, como avaliação parcial da disciplina.
Prof. M.e. José Luiz Magalhaes
Lopes
Belém-Pará
Apresentação
Este trabalho é da disciplina de Instrumentação para o ensino de física que envolve desenvolver um experimento que faça parte do inventario do Laboratório de Demonstração Físicas da UFPA.
A Máquina a Vapor.
Objetivo
Verificar os princípios físicos envolvidos na máquina a vapor, tais como, absorção de calor, ebulição da água, pressão de vapor, energia cinética e energia térmica, movimento de rotação, produção de eletricidade, etc.
Material
uma lata de refrigerante vazia.
1-2 lamparinas ou uma latinha de sardinha.
Arame grosso. uma antena.
Cola Epóxi. um Cooler. uma Base de madeira
Procedimento a ) Construção da caldeira.
Com um alicate corte a antena e guarde o cilindro mais fino, caso a latinha tenha algum furo além do normal ( furo onde se coloca o canudinho) lacre com massa epóxi, agora fixe o cilindro retirado da antena utilizando o massa epóxi no buraco do canudinho. A sustentação da latinha tem que ser feita na horizontal e com o bico na parte mais alta.
Figura 1
b) A Turbina.
Caso você não tenha um cooler pequeno, pode utilizar um motor de carrinho de controle remoto, porem terá de fazer uma hélice que pode ser feita com cortiça e o pedaços do fundo de uma garrafa pet.
Experimento completo
Utilizando
Introduza água na caldeira utilizando uma seringa com agulha. Não é necessário enchê-la totalmente. Basta colocar o equivalente a meio copo d’agua. A seguir, coloque álcool na lamparina ou fornalha e deixe-a sob a caldeira. Acenda o fogo. Quando a água começar a ferver, o vapor sai com grande pressão através do tubo metálico. O
vapor