Máquina a vapor
No mundo atual, temos diversos tipos de máquinas que são movimentadas por motores cuja finalidade é transformar energia elétrica em mecânica, dentre outras. Mas quando surgiu a primeira máquina? Qual a primeira a ser idealizada?
Neste trabalho iremos conhecer o princípio das máquinas a vapor, quando foram criadas, a finalidade, e a contribuição para revolução industrial.
CAPÍTULO I - IDEALIZAÇÃO DA MÁQUINA A VAPOR
A primeira ideia de máquina a vapor foi a chamada "aeolipile", feita por Heron de Alexandria. Consistia em uma pequena esfera de cobre com dois caninhos torcidos, conforme mostra a figura 1, e que continha água em seu interior. Colocada sobre um tripé e sobre o fogo, a água fervia e o vapor que saia pelos caninhos fazia com que a esfera rodasse. Este motor, entretanto não realizava nenhum trabalho útil. Centenas de anos depois, no séc. XVII, as primeiras máquinas a vapor bem - sucedidas foram desenvolvidas.
Figura 1
CAPÍTULO II – A PRIMEIRA MÁQUINA TÉRMICA
A primeira verdadeira máquina térmica é legada ao físico francês Denis Papin que utilizou vapor para impulsionar um mecanismo com êmbolo e cilindro, conforme mostra a figura 2. Foi Papin em 1679, que inventou um aparelho semelhante à panela de pressão e, para evitar que explodisse, concebeu a primeira válvula de segurança conhecida.
Figura 2
CAPÍTULO III – A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA MÁQUINA A VAPOR
Em 1698, mais de mil anos após a máquina de Heron, surgiu a primeira máquina a vapor de interesse industrial, elaborada por Thomas Savery, um engenheiro militar inglês. Essa máquina tinha por objetivo retirar água dos poços de minas de carvão, porém poderia explodir devido à utilização de vapor a alta pressão.
Por volta de 1712, o inglês Thomas Newcomen, aperfeiçoando as máquinas de Savery e Papin, idealizou uma nova máquina térmica que poderia ser utilizada em minas profundas com menor risco de explosões e que, além de elevar a água, poderia elevar cargas. Sua máquina foi um