Maquina a vapor
Por volta do ano 120 a.C.Heron de Alexandria inventou uma máquina movida a vapor, embora não tivesse nenhuma aplicação prática, pois sua utilização limitava-se a uma simples curiosidade.
Figura 1: Máquina de Heron.
Em 1690, o físico Francês Denis Papin (1647 – 1712) alegou, “desde que e propriedade da água que uma pequena quantidade dela torna-se vapor pelo calor e que tem uma forca elástica como a do ar, mas que sucede pelo frio ser novamente transformada em água, de maneira a que não fiquem traços da dita forca elástica, conclui que podem ser construídas maquinas enquanto água, com auxilio de calor não muito intenso e com pequeno custo, poderia produzir o perfeito vácuo, que não se poderia obter por meio da pólvora”.Este construiu uma máquina térmica ,porem ela não teve uso prático.
Em 1698, o engenheiro Thomas Savery (1650 - 1716) construiu a primeira máquina a vapor de utilidade prática, conhecida como “Amiga do Mineiro” ,por ser de grande utilidade nas minas.
Em 1712, o ferreiro e mecânico inglês Thomas Newcomen construiu o primeiro motor Newcoman.Nele, quando a caldeira aquecia a água, o vapor adentrava no cilindro e movia o pistão para cima.A força motora era gerada pela pressão do vapor.O vapor de d’água era condensado por um jato d’água fria, injetado no interior do cilindro e então o pistão descia, completando o ciclo de funcionamento.
Figura 2: Máquina de Newcoman.
Em 1763, o engenheiro Escocês James Watt (1739 – 1819), teve contato com uma máquina de Newcoman.Ele notou que o rendimento era minimizado, devido a energia perdida no processo de condensação interna no cilindro. Então, Watt elaborou um condensador em um local reservado da máquina, de maneira que a temperatura da água estivesse sempre elevada. Em 1769, Watt construiu sua primeira máquina, de forma que a água fosse vaporizada na caldeira, pelo calor da fonte quente. Esse vapor movimenta o pistão e o vapor não aproveitado é era novamente condensado, cedendo calor