Maquina a vapor
Maquina
Katiucy Freitas – 07°- 1 Serie “A”
Trabalho de Fisica –Daniel
3° trimestre
Mossoró- RN
Introdução
Conhecer a historia das maquinas é a mesma coisa que conhecer a vida de grandes gênios, revolucionários que com suas invenções isoladas articularam as veias do planeta. Pequenas engenhocas que resultaram em grandes soluções estratégicas para os modelos econômicos atuais. Hoje, as máquinas geram riquezas, facilitam nossas vidas, abreviam o tempo e principalmente acompanha nossa crescente necessidade de consumo. Para entender a sua real importância, é só imaginar o mundo sem elas.
Desenvolvimento
Maquina a vapor
Herão, matemático e físico que viveu em Alexandria, Egito, descreveu a primeira máquina a vapor conhecida em 120 a.C. A máquina consistia em uma esfera metálica, pequena e oca montada sobre um suporte de cano proveniente de uma caldeira de vapor. Dois canos em forma de L eram fixados na esfera. Quando o vapor escapava por esses canos em forma de L a esfera adquiria movimento de rotação. Este motor, entretanto, não realizava nenhum trabalho útil. Centenas de anos depois, no séc. XVII, as primeiras máquinas a vapor bem-sucedidas foram desenvolvidas.
As Primeiras Máquinas a Vapor operavam utilizando-se mais da propriedade de o vapor condensar-se de novo em líquido do que de sua propriedade de expansão. Quando o vapor se condensa o liquido ocupa menos espaço que o vapor. Se a condensação tem lugar em um recipiente fechado, cria-se um vácuo parcial ou uma sucção que pode realizar trabalho útil.
O motor a vapor ou ainda máquina a vapor é o dispositivo inventado para dar movimento a outras máquinas, cujo combustível para acionar seu conjunto é o vapor d'água. Desenvolvido no século XVIII,