Polissemia
Compare estes dois enunciados:
Rubens e Márcia estão se separando, você sabia?
Rubens está se separando da Márcia, você sabia?
Em ambos os enunciados a separação do casal é inevitável. Entretanto, os dois apresentam diferença de sentido. Qual é essa diferença? A que se deve essa alteração de sentido?
Observe a palavra polissêmica destacada nestas expressões:
pé da mesa – pé da cadeira – pé de fruta – pé de página.
A palavra pé apresenta em todas as expressões o sentido de “base”. Esse é, então, o sentido que as expressões têm em comum. Faça o mesmo raciocínio em relação às palavras polissêmicas de cada sequência abaixo. Leia-as e identifique o sentido que têm em comum.
a. xadrez (tecido) – xadrez (prisão) – xadrez (jogo).
b. rede de deitar – rede de computadores – rede elétrica.
c. orelha de caderno – orelha de livro – orelha (do corpo).
Quando alguém pergunta se uma determinada piscina é rasa ou funda, está querendo saber da fundura da piscina (e não da rasura). O que se quer saber em cada uma das perguntas a seguir? Este carro é barato ou caro? Sua casa fica longe ou perto daqui? Este prato culinário é doce ou salgado? O tecido escolhido é liso ou áspero? Esse documento é legítimo ou falso? Esse muro é branco ou colorido? Esse filme é próprio para menores de 18 anos? Seu namorado é fiel ou infiel?
Um professor de Matemática encontra um ex-aluno. Depois de conversarem um pouco, o professor pergunta:
- Quem está dando Matemática para você este ano?
E o aluno responde:
- O professor Edson.
- Ah... O Edson também é um bom professor.
Observe o emprego da palavra também na última frase. Essa palavra inclui uma ideia (referente a algo ou a alguém) que não foi explicitada no diálogo. O que ou quem a fala do professor inclui?