Métodos de observação
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA
PROFESSOR: LÚCIO FLÁVIO GOMES
ARTIGO – AV1
FORTALEZA – CE
2012
Consumo infantil nos dias atuais
Camilla Gomes Oliveira de Araújo Monteiro
Denise Fernandes Frota
Francisco Alexandre Xavier
Suely Ferreira Viana Cavalcante
Resumo
Este artigo tem como objetivo desvendar as possíveis causas da mudança do papel das crianças nos últimos anos, no que diz respeito a sua participação na tomada de decisão quanto aos produtos que consomem, e aos lugares aonde vão. Visa também, entender a causa de pais e responsáveis, em sua grande parcela, se mostrarem cada vez mais passivos com relação a tais decisões, muitas vezes apenas acatando as vontades destas crianças, sem medir as conseqüências que isto pode trazer para a vida familiar; e apresentar formas de ajudar as crianças a construir uma mentalidade mais consciente.
Palavras-chave: Consumo. Crianças.
O consumo infantil e o papel da criança neste universo das compras, têm sido assuntos e objetos de discussão constante de leigos e profissionais, em rodas de debate e eventos de cunho científico da atualidade; já que nos dias de hoje, é tarefa quase impossível dividir os papéis e escolhas que cabem aos adultos e às crianças, referentes a esta questão.
Causas x Controle
Diferente do que acontecia no passado, quando o que era comprado e consumido pelas crianças, era escolhido e adquirido pelos seus pais; nos dias de hoje, cada vez mais as mídias e lojas direcionam as suas chamadas e propagandas para as próprias crianças; já que estas possuem uma crescente autonomia sobre o que vestem, o que comem, ou aonde vão.
“Na sociedade de consumo, a criança não é mais colocada como dependente do adulto, seja no âmbito mais amplo da esfera econômica, seja no plano mais restrito da esfera familiar e escolar, mesmo porque o lugar que o mercado concedeu para a criança tem sua história intimamente ligada às