A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal? Justifique sua resposta em um texto de, no máximo, 15 linhas.
442 palavras
2 páginas
Criada para os ingleses limitando assim o poder do rei da Inglaterra, mas também foi o principal documento que conduziu a regra de lei constitucional no mundo anglófono. Foi, a primeira declaração dos direitos humanos, mesmo que, incompleta que passou a ter um papel fundamental nos abusos de poder da monarquia. A Magna Carta (significa "Grande Carta" em latim), é um documento que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, resultou de desentendimentos entre João, o Papa e os barões ingleses. Segundo os termos da Magna Carta, João(rei) deveria renunciar a certos direitos e, respeitar determinados procedimentos legais, bem como reconhecer que a vontade do rei estaria sujeita à lei. A magna carta teve um marco histórico na questão da defesa dos direitos humanos, já que ela foi escrita em tempos remotos, assim contribui como um ponta pé inicial pra defesa dos direitos universal. historia... Após a conquista normanda de 1066 e os desdobramentos históricos do século XII, o rei da Inglaterra se tornara na virada do século XIII um dos soberanos mais poderosos da Europa, devido ao sofisticado sistema de governo centralizado introduzido pelos normandos e às amplas possessões anglo-normandas no continente. Entretanto, uma extraordinária sequência de fracassos da parte do rei João - que subira ao trono inglês no início do século XIII - levou os barões ingleses a se revoltar e a impor limites ao poder real.
Foram três os seus grandes fracassos. Primeiro, o rei não tinha o respeito dos seus súditos, devido à maneira pela qual tomou o poder após a morte de Ricardo Coração-de-Leão. João mandou aprisionar e, ao que parece, liquidar o seu sobrinho e co-pretendente ao trono, Artur da Bretanha, causando a rebelião da Normandia e da Bretanha contra o rei inglês.
Em segundo lugar, João fracassou em sua tentativa de reconquistar os territórios ingleses tomados por Filipe Augusto de França, fracasso este que ficou patente com a batalha de Bouvines, em 1214. Não é por este motivo