a lógica da pesquisa
PROJETO DE PESQUISA NO
CAMPO EDUCACIONAL
Ivanilde Apoluceno de Oliveira(1)
RESUMO
Este texto apresenta algumas reflexões e questões norteadoras que possibilitem aos pesquisadores, em seus Trabalhos de Conclusão de Curso e pesquisas de iniciação científica, entre outras, compreenderem a lógica de construção de um projeto de pesquisa no campo educacional.
Toda a ciência do humano deve servir aos humanos. Deve se assumir como um humilde momento de realidades de vida e de pensamento que começam e acabam bem aquém e além de seus limites. Ela deve se reconhecer mais em sua fragilidade aberta ao diálogo do que em suas certezas fechadas no monólogo de seus praticantes e na obsessão da defesa de seus princípios e de seus achados. Toda a experiência de conviver e partilhar saberes para decifrar mistérios deve estar francamente aberta a campos conectivos, interativos e transformadores de busca e de criação de significados.
Carlos Rodrigues Brandão (2003, p. 22)
INTRODUÇÃO
Palavras-Chave: projeto de pesquisa, iniciação científica, campo educacional.
A elaboração de um projeto de pesquisa no campo educacional exige alguns procedimentos metodológicos, cujas regras e informações estão contidas em diversos livros sobre métodos e técnicas de pesquisa, que explicam, passo a passo, como desenvolver uma pesquisa bibliográfica ou de campo.
E alguns desses livros se apresentam como uma espécie de manuais, contendo exemplos e modelos de elaboração do projeto.
O que venho observando em minhas orientações, seja na graduação, em projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, seja na pósgraduação, é que os orientandos, apesar de terem sido informados sobre os procedimentos metodológicos
1
Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM
– México. Professora Titular da Universidade do Estado do Pará - UEPA e Universidade da Amazônia - UNAMA
Trilhas, Belém, ano 4, nº 1, p. 105-108, jul. 2004