A língua e suas variações
Paulo Sergio Nascimento Barbosa Prof. Regina Beatriz Suzarte Ferreira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED 0035) – As variações da Língua
15/06/2012
RESUMO
Neste trabalho apresenta-se uma síntese do estudo acerca da Sociolingüística, em que são abordados alguns conceitos e/ou preconceitos sobre o assunto. Trata-se de uma discução e apresentação de algumas questões atuais no que diz respeito ao estudo das variações linguística. Veremos que fatores não apenas lingüístico, mas sociais, históricos e políticos principalmente, são fundamentais para a formalização “padrão” ou não de uma língua.
A base desse trabalho é formada pelos estudos sociolingüísticos realizados no Brasil e pela teoria que aborda o assunto de modo geral.
Palavras-chave: Língua e Dialeto; Norma Padrão, Norma Popular ou Vernacular; Comportamento e Atitudes Liguísticos.
1. INTRODUÇÃO
O conceito segundo o qual o Brasil se caracteriza como um país linguisticamente homogêneo, onde se fala uma só língua, sempre esteve muito presente nas diferentes camadas da sociedade, como a educação e a política. Com os avanços nos estudos na ciência da linguagem, a Sociolinguística, cresce, por tanto, a preocupação em revelar o outro lado dessa realidade, contrariando a idéia de que o Brasil seja um país linguisticamente homogêneo, onde se relacionam diversas variedades lingüísticas associadas a regiões, classes sociais e gerações distintas, do meio rural ou urbano. Defende-se, por fim, a existência de um país polilíngue.
2. LÍNGUA E DIALETO
Língua: falar de uma comunidade, estruturalmente diferenciado, portador de apreciável tradição cultural e