Linguística: Ciência que é base para o entendimento de nossa língua e suas variações.
O livro: O que é Linguística( 2ª Edição – São Paulo- Brasiliense, 2009) : escrito pela Professora Dra. Em Linguística Indo Europeia e Linguística Geral e Coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos na Unicamp (São Paulo) e do curso de Mestrado em Linguagem e Sociedade na Univás (Minas Gerais) Eni Puccinelli Orlandi(Coleção Primeiros Passos;80 páginas), através de estudos e pesquisas produziu este livro com o intuito de atingir as áreas de interesse de Letras e Comunicação.
A pesquisa procurou mostrar o interesse que sempre existiu do homem em relação à língua. Esclarecendo que a Linguística é distinta da Gramática normativa. Assim, ancoradas em uma noção de Métodos e Funções fundados por Saussure, Teorias e Formas produzidos por Chomsky e Análise de Discurso refletidos por pensadores em círculos de estudo.
O livro foi organizado em nove capítulos seguido por conclusão,indicações de leitura e bibliografia e antecedido pela introdução da obra.
O primeiro capítulo tratou das inúmeras maneiras que pode- se observar a sedução da linguagem sobre o homem. Como : Literatura,Poesia,Religião,Filosofia e etc. A forma como a linguagem se estendia sobre os pensadores da Grécia Antiga,os motivos pelos quais os hindus se interessavam pela linguagem e a inauguração da Linguística definida como Ciências Humanas no século XX.
O segundo capítulo apreendeu a distinção entre Linguística e Gramática tradicional, enfatizando que o que faz parte da língua deve-se refletir não corrigir. Fala-se também dos signos que o homem produz,as formas de comunicação e as tendências linguísticas.
O terceiro capítulo descreveu como nasceu a Linguística, quem foi o surpreendente “ Pai da Linguística Moderna” e seu métodos e funções que dão definição de linguística posição de ciências humanas.
O quarto capítulo se deu a noção de relação e de função da linguagem e suas funções principais do esquema de