As contribuições da Linguística para o Ensino
Autor: Aurelino Pereira de Alcântara
Estudante de Letras
1. INTRODUÇÃO
A linguística hoje tem um papel fundamental para o ensino de língua, mas infelizmente esta disciplina ainda é vista como estritamente científica que só interessa aos profissionais de letras e áreas afins. Por outro lado, se considerarmos seu abrangente estudo, podemos perceber que ela direciona e sugere novas propostas para o ensino no campo da linguagem e as maneiras de abordar a gramática de forma proveitosa e dinâmica. Esse trabalho pretende mostrar as contribuições desta ciência no campo do conhecimento, lançando propostas para uma nova forma de abordarmos a linguagem de vários pontos de vista e não apenas à luz da gramática tradicional, facilitando assim a aprendizagem nas escolas e evitando até mesmo o preconceito e a marginalização das pessoas que não a seguem por meio do entendimento do funcionamento da língua que a linguística proporciona como um todo.
2. A LINGUÍSTICA NA PRÁTICA
O ensino de Língua Portuguesa atualmente é baseado restritamente na gramática tradicional ou normativa, isto é, nas normas escritas, onde as regras são impostas, indiscutivelmente, para serem seguidas, gerando assim uma maior dificuldade de aprendizagem e até mesmo preconceituosas por parte daqueles que dominam a norma do “CERTO ou ERRADO”. Como nos afirma Bagno (2001): “A educação tradicional – repressora e intolerante – sempre se guiou pelo autoritarismo e pela consolidação de preconceitos”.
De início é importante ressaltar que não é preocupação da Linguística propor orientações metodológicas voltadas para o ensino, mas é através dela que podemos ter uma visão mais global da linguagem e assim aplicarmos conhecimentos pertencentes a esta ciência no melhoramento do ensino. Esse conhecimento pode ser apresentado como base para a explicação do funcionamento da língua mostrando-a de forma viva e em constante transformação.