Variações da Língua Portuguesa
“Erro de Português”
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
“Oswald de Andrade”
1.1 A origem da Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa surgiu na mesma época que se originou a maioria dos outros idiomas, como os europeus e asiáticos.
Os romanos, mais propriamente os exércitos de Roma, desembarcaram na Península Ibérica em 21 a.C. Aos poucos eles promovem a colonização de todo aquele imenso território. Impôs sua organização política, sua cultura, sua religião e sua língua, “o latim”. O Latim era a língua oficial do antigo Império Romano e possuía duas formas. O Latim Clássico (culto) e o Latim Vulgar.
O latim clássico era empregado pelas pessoas cultas e pelas classes dominantes (poetas, filósofos, senadores, etc.), e o latim vulgar era a língua utilizada pelo povo.
A língua portuguesa origina-se do latim vulgar, falado por pessoas simples que deixavam Roma para ir morar na nova província romana da Lusitânia. E também, dos antigos moradores. A Língua tornou-se popular com a chegada dos soldados, colonos e mercadores romanos que construíram cidades romanas, normalmente perto de antigos povoados de outras civilizações. Restaram poucos vestígios das línguas, anteriormente, faladas na região. Mais tarde, a parte norte da província da Lusitânia, a Gallaecia, se junta à província Tarraconensis.
A partir de 218 a.C. até o século XI, a língua falada em toda a Península Ibérica é o romance ou romanço, palavra que vem de Roma. O romanço é uma língua intermediária entre o latim falado pelo povo e as línguas neolatinas atuais.
Entre 409 e 711, povos de origens germânicas dominam a Península Ibérica. Em 711, ocorre a invasão árabe da Península Ibérica. A língua árabe torna-se o idioma oficial das regiões conquistadas, porém a influência que exerceram na língua foi considerada relativamente pequena, de tal forma que,