A língua Portuguesa
Abril/2013
Sumário
Introdução Pag. 03
I A Língua Português Pag.04
História Pag.04
Evolução Pag. 05
II A língua portuguesa no mundo atual Pag. 06
Os Lusofalantes Pag. 07
Peculiaridades Pag. 08
Conclusão Pag. 09
Bibliografia Pag. 10
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apresentar a origem e a história da Língua Portuguesa, assim como, sua evolução e seu uso em todo o mundo. Ao pesquisar, nos deparamos com uma série de informações até então desconhecidas, que deveríamos saber. Trata-se de nossa língua, que nem ao menos, temos a curiosidade em desvendar sua origem. Através deste texto, tentamos mostrar toda esta história da forma mais clara e simples possível, visto que a Língua Portuguesa é conhecida como uma das mais complexas.
Pag. 03
Português na História
O português surgiu da mesma língua que originou a maioria dos idiomas europeus e asiáticos. Com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: o helênico, de onde veio o idioma grego; o românico, que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas denominadas latinas; o germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o céltico, que deu origem aos idiomas irlandeses e gaélicos. O ramo eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental.
No antigo Império Romano, o latim era a língua oficial e possuía duas formas: o latim clássico, que era empregado pelas pessoas cultas e pela classe dominante e o latim vulgar, que era a língua utilizada pelas pessoas do povo. O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido