A Luta
A s lutas na educação física escolar, auxiliam na formação integral, da personalidade do aluno, despertando a consciência de sua realidade
Movimentos técnicos: desenvolvimentos cognitivos, entendido como a mudança progressiva na habilidade de pensar, raciocinar, e agir.
Aprendizagem de conceitos, mudança permanente no comportamento motor do individuo, ocasionados por experiências a compreensão e entendimentos, relacionados a movimentos destreza, aptidão e atividade esportiva e/ou recreativa.
Aprendizagem perceptiva motora envolve a sensibilidade do individuo em perceber o mundo através do movimento.
Crescimento sócio afetivo capacita a criança no agir, interagir e reagir efetivamente com outras pessoas, como a si mesma. As lutas proporcionam interagir com outras pessoas, envolve o relacionamento social e interno, como competições, exercícios coletivos, compreensão das dificuldades de aprender próprias e dos outros, superar a derrota entre outros.
Autoconhecimento, perceber suas competências físicas, cognitivas e sociais, em treinamentos de lutas o aprendiz é posto diante a exigências motoras, físicas e afetivas, contribuindo para que ele realize a auto-observação e conhecer-se melhor.
Socialização positiva são comportamentos cooperativos, camaradagem, espírito esportivo. A atividade física promove o trabalho em equipe, a lealdade, autocontrole e esportividade, fazendo crescer a moral entre os alunos.
Atividades físicas contribuem para um aprendizado de movimentos de ataque, defesa, no entendimento de combate ou autodefesa, na presença de filmes e desenhos animados ajuda a compreender os exageros e efeitos especiais.
As lutas estão presentes na vida humana em toda a sua existência, no primitivo o homem lutava em momentos de perigo, ameaça a sua prole ou sua vida. Movimentos corporais básicos, golpe com as mãos ou os pés, agarrar, empurrar, puxar, dentre outros.
Cultural
No Brasil nos índios contribuíram historicamente, para lutas com movimentos