A luta pelo direito
A LUTA PELO DIREITO
MACAPÁ-AP
2012
Faculdade Estácio FAMAP | Curso: Bacharelado em Direito | Componente curricular: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO | Professor: Mauro Alberto Rodrigues Vieira | | Aluno:ULYANE DOS SANTOS FLEXA/ RAFAELA DOS SANTOS RAMOS | |
A LUTA PELO DIREITO
MACAPÁ-AP
2012
INTRODUÇÃO
A Luta Pelo Direito revela uma intensa caminhada até os dias atuais, tendo como objetivo alcançar paz e é enfatizado por várias vezes no momento em que cita que a humanidade sempre apresentará em sua história registros de conflitos, guerras, discórdias, resistências e intensas lutas, como marcas de suas conquistas. Explicitamente e implicitamente é reiterado que não há direito sem luta, sem derramamento de sangue, sem dor.
A obra trata-se de uma tese ético-prática sobre a ciência jurídica, "com o intuito de despertar nos espíritos a disposição moral que deve constituir a atuação firme e corajosa do sentimento jurídico".
Sendo uma inesgotável fonte de inspiração. Mas do que jurídico, a Luta pelo Direito é filosófico e espiritual. Trata-se de uma realidade, por traz de toda conquista da humanidade, por cada direito .
Para Ihering somos sempre responsáveis pelo nosso direito. E ele sempre será oriundo da luta. Por isso , no decorrer da obra , Ihering cita que "a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.
E é nisso que o livro nos inspira e é nisso que eu acredito e a que "A Luta pelo direito" é um opúsculo imortal, porque revela uma verdade científica, e incita as almas para a conquista de um nobre ideal de paz e de justiça.
Lhering ressalva em sua obra sobre as duas