A luta pelo direito
- ao passo que a Luta do direito é um opúsculo imortal, porque revela uma verdade cientifica, e incita as almas para a conquista de um nobre ideal de paz e justiça.
- Sem duvida há na luta pelo direito a aplicação de uma ideia que é mola essencial da concepção darwínica, e Rudolf Von Ihering assinala o papel da força na formação e desenvolvimento do direito, mas seria dar prova de invencível obstinação, depois da leitura das obras do grande jurista filosofo, afirmar que ele advoga a organização social pela violência, e desconhecer que a luta que ele mostra efetuando a realização do direito, é um aspecto dessa mesma energia que elabora o polimorfismo dos seres e a perfeição da humanidade, impelindo-a da barbárie para a cultura.jetar que a luta
- o direito é uma ideia pratica, isto é designa um fim e como toda a ideia de tendência é essencialmente dupla porque contém em si uma antítese o fim e o meio.
- eis duas questões para quias o direito deve sempre procurar uma solução podendo- se dizer que o direito não é no seu conjunto e em cada uma das suas divisões mas que uma resposta constante a essa dupla questão.
- não há um só titulo por exemplo o da propriedade ou o das obrigações em que a definição não seja imprescindivelmente dupla e nos diga o fim que propõe e os meios para atingi-lo. Mas o meio por mais variado que seja, reduz-se sempre á luta contra a injustiça.
- a ideia de direito encerra uma antítese que se origina nesta ideia da qual jamais se pode absolutamente separar a luta e a paz; a paz é o termo do direito a luta é o meio de